Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Famem e DataSUS capacitam municípios para envio de dados sobre atendimento em Saúde

A Federação dos Municípios do Estado da Maranhão (Famem) e o DataSUS discutiram esta semana, durante o I Seminário Estadual dos Sistemas de Informação em Saúde do SUS formas de otimizar o envio de informações da Secretarias de Saúde para agilizar o recebimento de recursos provenientes do atendimento médico nos municípios. O encontro ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), na Cohama, e contou com a participação de aproximadamente 200 municípios .
De acordo com o presidente da Famem, ex-prefeito Júnior Marreca, o evento é mais uma forma de a entidade munir os seus filiados de assistência para garantir maior captação de recursos a serem aplicados na gestão de Saúde.
“Atualmente, todo o sistema de envio de informações ao SUS é informatizado e a Famem, em parceria com o DataSUS, entendeu que era hora de capacitar prefeitos e técnicos municipais para melhorar o envio desses dados e agilizar o recebimento dos recursos pelo atendimento”, disse.
De acordo com a gerente regional do DataSUS, Mirelanes Monteiro – que ministrou a palestra “DataSUS – Informação e Tecnologia -, os principais objetivos do seminário foram apresentar o sistema de envio online de dados, conscientizar os gestores sobre a importância do envio correto das informações e capacitá-los para isso.
“Os modelos continuam os mesmos, mas queremos melhorar o envio de dados. A gente tem observado no estado do Maranhão muita deficiência na informação desses dados”, declarou.
A representante do DataSUS acrescentou que, melhorando o envio dos dados, as prefeituras terão mais facilidade de receber os recursos do Sistema Único de Saúde. “O repasse dos recursos fica mais eficiente e melhor, com o envio correto das informações. Porque, hoje, muitos municípios têm até deixado de receber por um atendimento que efetivamente prestaram, simplesmente por atraso ou falta do envio de dados”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz