Páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Deputada Cleide Coutinho defende maior assistência para doentes mentais



A deputada Cleide Coutinho (PSB) ocupou a tribuna da Assembleia na manhã desta quinta-feira (25), para registrar que a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e a Comissão de Direitos Humanos, visitaram na tarde da quarta-feira (24) o hospital Nina Rodrigues, no bairro do Monte Castelo, e defendeu a construção de novos hospitais, de uma casa de custódia para os doentes mentais presos de justiça e mais unidades de CAPs AD, não só na capital, mas também nos municípios.

A visita - cujo objetivo foi verificar a real situação do hospital Nina Rodrigues e de seus pacientes, foi solicitada pela deputada Cleide Coutinho e motivada após audiência pública na Assembleia Legislativa, que tratou da situação das internações compulsórias de pacientes usuários de drogas.

A comitiva da Assembleia foi formada pelos deputados Valéria Macedo (PDT), Cleide Coutinho (PSB), Francisca Primo (PT), Eliziane Gama (PPS) presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Magno Bacelar (PV) e pela equipe técnica da Assembleia.

Os deputados foram recebidos pelo diretor Geral  Rui Ribeiro, pela Diretora Administrativa Ana Patrícia Guimarães, pela Diretora Clínica Dra. Maria José Ribeiro, pela coordenadora Geral de Enfermeiras  Flávia Lopes, pela Supervisora de Urgências Rivanucia de Sousa,  pelo diretor do CAPs AD Marcelo Soares, dentre outros funcionários.  Todos demonstrando comprometimento e responsabilidade nas funções que ocupam.

Como vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e médica, a deputada Cleide confessou que a visita foi extremamente agradável. “Pensava que ao chegar ao Nina Rodrigues iria encontrar um verdadeiro pandemônio”, disse.

A parlamentar confessou que encontrou no hospital uma estrutura adequada para receber os pacientes, com salas climatizadas, leitos semi-novos e pacientes aparentemente bem atendidos, que referiu estarem recebendo alimentação e medicamentos. Também durante a visita os parlamentares presenciaram um jogo de futebol entre os internos presos de justiça (PJ) e uma oficina de artesanato de outros pacientes em pleno funcionamento.

HOSPITAIS E CASA DE CUSTÓDIA 

Para Cleide, mesmo tendo uma área aparentemente adequada, o Nina Rodrigues não atende a demanda de todos os pacientes. “É lamentável dizer que na cidade de São Luís, com 1 milhão de habitantes, o Estado só disponha desse hospital para atender os doentes com transtornos mentais, sendo esta também a queixa da diretoria e da administração do Nina Rodrigues. A demanda de pacientes, oriundos dos mais variados recantos do Estado do Maranhão é grande porque as cidades do interior não possuem hospitais para recebê-los”, afirmou

Segundo a parlamentar, o Nina Rodrigues possui  100 leitos e pelo Estado apenas um CAPs AD funcionando em São Luis, enquanto que pelo município segundo declaração da Coordenadora de Saúde Mental do Município Dra. Maria José Rocha, só existem três CAPS, que não estão aptos a funcionar,  por que encontram-se em fase de mudança, face a precariedade do estado em que se encontram.

Por outro lado, a deputada confessou que um fato chamou sua atenção e causou preocupação no Nina Rodrigues: a presença de presos de justiça no hospital. “Como médica, não concordo que os presos de justiça possam ser colocados junto com os outros pacientes portadores de transtornos mentais. Está na hora da Secretaria de Segurança construir uma Casa de Custódia”, apelou.

Concluindo, Cleide pediu o empenho da Comissão de Saúde e de todos os deputados, para intercederem junto ao secretário de Saúde Ricardo Murad, pedindo a construção nos pólos regionais de saúde, não apenas de hospitais psiquiátricos, mas também de Casas de Custódia e mais unidades de CAPs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz