Páginas

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Entrega título de terra e inaugura mercado em São Luís Gonzaga


Os 159 anos de emancipação política da cidade de São Luís Gonzaga foi comemorado, nesta quarta-feira (12), com a entrega de título definitivo de posse da terra, inauguração e anúncios de obras e vistorias de outras ações do Governo Estado que estão em andamento no município. 

Na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, o agricultor familiar quilombola Antonio Gilvan recebeu das mãos do secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, o documento que garante a regularização da comunidade quilombola de Promissão Velha – uma área de 179 hectares, onde vivem 85 famílias.  
   
“Isso aqui é tudo para nós. A nossa vida. Agora, vamos trabalhar com mais afinco em uma área que é nossa”, disse entusiasmado Antonio Gilvan ao refletir anos de luta pela posse da terra. “O quilombola José Neves – um dos fundadores da comunidade – disse que o título é um grande sonho, agora realizado. “Aguardávamos com ansiedade por esse momento. Agora, vamos trabalhar no que é nosso, no que nos pertence”, comemorou.

Em nome da governadora Roseana Sarney, o secretário Fernando Fialho garantiu novos benefícios para a comunidade quilombola. “Vamos implantar em Promissão Velha um sistema simplificado de abastecimento de água com rede de distribuição, beneficiando inicialmente 21 famílias. Os investimentos são de R$ 177 mil ”, ressaltou.

Fialho garantiu ainda que a comunidade vai ganhar também a reforma de 23 casas já existentes e a construção de 65 novas moradias como parte do Programa de Habitação Rural e a construção da estrada vicinal que vai interligar Promissão Velha à MA 247. “A estrada vicinal vai assegurar de forma rápida e segura o escoamento da produção agrícola da comunidade”, afirmou.
O presidente de Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Luíz Alfredo Fonseca, disse que o título entregue aos quilombolas de Promissão Velha faz parte da Política Fundiária, implementada pelo Governo do Estado, cujo resultado foram 278 assentamentos, beneficiando 35 mil famílias. “Temos, no Maranhão, projetos de assentamentos que incluem não apenas a posse da terra, mas uma gama de ações para propiciar a essas comunidades, sua autosustentabilidade”, disse.

Inaugurações e Vistorias
No centro da cidade de São Luís Gonzaga, o prefeito Emanoel Carvalho, ao lado do senador João Alberto, dos deputados Roberto Costa (estadual) e Alberto Filho (federal), do diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito, André Campos, e vários prefeitos da região, entregou à comunidade, o Mercado Municipal Luciano Moreira.

“Essa é uma justa homenagem ao deputado Luciano Moreira, homem que sempre trabalhou por um serviço público de qualidade”, disse o secretário Fernando Fialho. O senador João Alberto elogiou a qualidade da obra do Mercado Municipal. “Essa é uma grande realização que causa inveja a qualquer município. O prefeito tem feito um grande trabalho. É excelente parceiro do Governo do Estado”, assinalou.

O deputado Roberto Costa lembrou que São Luís Gonzaga é município mãe de outros municípios, como Bom Lugar e Bacabal. “Hoje, comemoramos 159 anos com grandes motivos para isso. A administração estadual em parceria com a prefeitura tem inúmeras realizações, o que comprova que o governo leva as suas ações aonde o povo necessita”.

O prefeito Emanoel Carvalho agradeceu o apoio que tem recebido do Governo do Estado. “São Luíi Gonzaga é, hoje, uma outra cidade, com grandes realizações e obras que mudaram o seu aspecto e melhoria da qualidade de vida da população”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz