Páginas

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Francisca Primo destaca atividades da Semana Estadual da Alimentação



A deputada Francisca Primo (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na tarde desta segunda-feira (14), para destacar o Dia Mundial da Alimentação, que ocorre no dia 16 de outubro, e a Semana Estadual de Alimentação, comemorada em todo o Maranhão todos os anos no período de 14 a 20 de outubro.

A parlamentar lembrou que a Semana da Alimentação foi instituída no ano passado pela Assembleia Legislativa, por meio do projeto de lei 215/2013, de sua autoria. Este ano o tema do Dia Mundial da Alimentação será “Sistemas alimentares saudáveis”, proposta pela Organização Mundial das Nações Unidas.

A petista ressaltou que a celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros da 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, com o objetivo de alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar as parcerias em vários níveis.

No Dia Mundial da Alimentação, todos são alertados para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo. A ideia é reforçar a cooperação econômica técnica no mundo, promover a transferência de tecnologia para os países em desenvolvimento, e encorajar a participação da população rural na tomada de decisões que influenciam as suas condições de vida.

Para Francisca Primo, as pessoas saudáveis dependem de um sistema alimentar saudável, construído pelo meio ambiente, pessoas, instituições e processos de produção e entrega dos alimentos aos consumidores. “O tema é amplo e será abordado em diversas ações durante toda a Semana da Alimentação em todo mundo, no Brasil e no Estado do Maranhão”, afirmou a deputada.  

Francisca Primo revelou que no Maranhão o Governo do Estado, prefeituras, produtores rurais e conselhos municipais promoverão seminários, feiras, cafés da manhã, palestras, gincanas, avaliações nutricionais e mobilizações em São Luís, Balsas, Buriticupu, Santa Inês, Chapadinha, Mirinzal, Imperatriz, Urbano Santos, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e outros municípios.

INCENDIO EM BURITICUPU

Durante o pronunciamento, a deputada Francisca Primo se solidarizou com várias famílias da cidade de Buriticupu, que perderam tudo em um incêndio de grandes proporções que destruiu uma movelaria, pontos comerciais, uma oficina mecânica, uma borracharia e algumas casas no bairro Santos Dumont.

 Segundo relatos de moradores, tudo começou por voltas das 15 horas do dia 12 de outubro, sábado. O fogo começou na vegetação rasteira que fica atrás dos estabelecimentos comerciais, e logo alastrou para as movelarias, casas, oficinas mecânicas, borracharia e casas, destruindo os bens das pessoas.  

A população conseguiu controlar o incêndio usando carros-pipas e baldes de água, porque a cidade não tem Corpo de Bombeiros. “Foi uma tragédia. O fogo destruiu as casas e a única fonte de trabalho e renda das famílias. O desespero foi grande, pois o incêndio atingiu um bairro muito humilde de nossa cidade”, lamenta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz