Páginas

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Vianey defende realização do teste da linguinha em recém-nascidos



A deputada Vianey Bringel (PMDB) apresentou projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização do exame denominado teste da linguinha em todos os recém-nascidos nos hospitais e maternidades maranhenses.

Segundo a parlamentar, o teste consiste na realização de exame para verificar a existência de alteração no frênulo lingual e a possível indicação de procedimento cirúrgico, rápido e indolor, para corrigir a chamada língua presa. Além de causar dificuldades para sucção, a língua presa também é responsável por problemas que dificultam a deglutição, mastigação e a fala.   

 “A implantação deste procedimento permitirá o diagnóstico imediato de alterações no frênulo lingual, causadores de dificuldades na amamentação, o que acarreta o desmame precoce”, ressaltou Vianey Bringel.

De acordo com a proposta, que ainda será levada a plenário para votação, o exame será realizado por pediatra ou por outro profissional da saúde devidamente capacitado, na própria unidade hospitalar, antes de ser concedida alta médica para liberação do recém-nascido. Além disso, quando da vacinação ou da campanha para este fim, não constatada a realização do teste da linguinha, os pais ou responsáveis deverão ser orientados quanto aos benefícios e locais em que são feitos o teste.

Vianey Bringel pediu o apoio dos seus pares para aprovar a matéria em favor da saúde dos maranhenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz