Páginas

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

AO LADO DO PREFEITO CHICO GOMES GOVERNADORA ROSEANA INAUGURA VIVA CIDADÃO, ENTREGA ÔNIBUS ESCOLARES E VISTORIA OBRAS

VIVA CIDADÃO:  MAIS UM UM SONHO QUE VIROU REALIDADE EM VIANA
Ao lado do prefeito Chico Gomes a governadora Roseana Sarney teve uma intensa agenda de trabalho, nesta terça-feira (5), em Viana, onde entregou à população uma unidade fixa do Viva Cidadão e dois ônibus escolares. Também vistoriou obras de pavimentação de ruas urbanas, construção do Hospital Regional e do Quartel da Polícia do município.
“Graças a Deus estamos conseguindo entregar as nossas obras. Temos mais de 1.300 obras sendo feitas no Maranhão. Todos os municípios estão sendo beneficiados e, evidentemente, estou feliz, porque o povo, quando recebe um benefício, fica feliz”, declarou a governadora, ao lado do prefeito, Francisco Gomes e dos secretários Luiza Oliveira (Direitos Humanos e Cidadania), Carla Georgina (Comunicação Social), Rodrigo Valente (Programas Especiais), José Raimundo Frazão (Infraestrutura) e coronel José de Ribamar Vieira (Gabinete Militar).



A governadora destacou a importância da unidade fixa do Viva Cidadão para os moradores do município. “Com a instalação da unidade do Viva Cidadão, as pessoas não vão mais precisar se deslocar para outras localidades para ter os serviços disponíveis”, assinalou.
Roseana Sarney falou das obras executadas pelo governo no município e destacou a importância das parcerias, a exemplo do Viva Cidadão, instalado em conjunto com a prefeitura e outros 10 órgãos, que vai oferecer mais de 50 serviços. “Estou feliz de estar entregando, hoje, esta unidade do Viva Cidadão. Para vocês terem uma ideia da importância dessa unidade, quando tínhamos só os caminhões, que passavam por aqui em um período de três anos, foram realizados 15.126 atendimentos e, agora, com a unidade, a expectativa é que sejam realizados 35.000 atendimentos por mês”, destacou a governadora.
Segundo a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Luiza Oliveira, a implantação do Viva Cidadão no município faz parte do trabalho de expansão do órgão, visando o atendimento regionalizado. No espaço são ofertados serviços como emissão de Carteira de Identidade, atestado de bons antecedentes, Carteiras de Habilitação e de Trabalho e acesso a direitos como Seguro Desemprego, além de orientações ao empresário, ao consumidor e esclarecimentos sobre microcrédito.  

Após a solenidade do Viva Cidadão, a governadora entregou dois ônibus escolares beneficiando mais de 600 alunos da zona rural, que passam a contar com mais segurança e conforto no deslocamento para a escola. Em seguida, vistoriou os serviços de pavimentação de vias urbanas em Viana, que estão sendo realizados pelo Governo do Estado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um investimento de R$ 1,4 milhão. Roseana visitou, ainda, o canteiro de obras do Hospital Regional do município, com 40 leitos, e do Quartel da Polícia, onde operários trabalham na terraplanagem do terreno.


Benefícios 
O prefeito Francisco Gomes lembrou que a governadora sempre teve uma atenção especial por Viana, onde já realizou uma série de obras e outras estão em andamento. “Desde seu primeiro governo, Roseana Sarney tem beneficiado os moradores desta região trazendo estradas, energia e casas de farinha, principalmente para os pequenos povoados”, observou. “Agora contamos aqui com um Viva Cidadão, trazido pelo governo, que também se empenhou em trazer para o município o Ifma, beneficiando nossa juventude”, completou. 

Francisco Gomes destacou, também, a importância da construção do Hospital Regional para o município e do Quartel da Polícia e, ainda, de um residencial que vai garantir moradia a mil famílias. “Vai ter um bairro moderno com esgoto tratado, abastecimento de água, pavimentação, escola e creches”, disse o prefeito.
A lavradora, Maria Santana Souza, elogiou a iniciativa do governo de instalar uma unidade do Viva Cidadão no município. Ela estava no Viva com sua tia, Raimunda Machado, que precisava trocar a identidade vencida. “Se não tivesse essa unidade, aqui, nós tínhamos que ir para Santa Inês ou São Luís, o que representaria mais gasto e perda de tempo”, frisou, feliz por estar sendo atendida perto de casa.   
 
Ações do Governo em Viana
Roseana Sarney destacou as inúmeras ações do governo no município, voltadas também para a agricultura familiar, piscicultura, saúde, educação, segurança e regularização fundiária com a entrega de 1.080 títulos de terras para famílias, sendo 804 quilombolas. “Nós estamos aqui com obras de melhoramento e recuperação da MA-014, de asfaltamento em vias urbanas e melhorias de estradas vicinais em vários povoados”, contou a governadora, que esteve no bairro Piçarreira onde estão sendo realizadas obras de pavimentação.
Em Viana, o Governo também investe em ciência e tecnologia. No campo da infraestrutura, 67,9 km de estradas vicinais foram construídas, beneficiando 419 famílias em povoados como Bacurizeiro, Enseada das Pintas, Maria dos Tejus, São Cristóvão, São Pedro, Santa Maria, Ricoa e São Raimundo. Os produtores familiares do município receberam 37 mil kg de sementes de arroz, feijão e milho, além de equipamentos como máquinas plantadeiras, forrageiras e pulverizadoras, beneficiando mais de  mil famílias de pequenos agricultores.
No setor da pesca, 3.000 kg de ração de engorda para peixes e 49 kits foram entregues a piscicultores. Dentro do Programa Maranhão Profissional, 608 jovens foram capacitados em Viana, por meio de cursos de elétrica, eletrônica de manutenção, telecomunicações, segurança no trabalho, auxiliar administrativo, auxiliar em panificação, marketing e vendas e auxiliar em contabilidade. Além disso, mais de 100 estudantes participaram do curso Pré-vestibular. Aproximadamente 4 mil famílias receberam o benefício do Viva Luz, com o pagamento das contas de luz das unidades que consomem 50 kwh/mês, podendo ter até 75kwh duas vezes ao ano.
 Também integrante da comitiva da governadora, o secretário de Infraestrutura, José Raimundo Frazão, destacou que as obras do governo no município têm como principal foco a mobilidade urbana. “Não só em Viana como em todas as regiões, a Secretaria de Infraestrutura realiza outras importantes obras para melhorar as condições de vida das pessoas. Os investimentos do Governo do Estado aqui em Viana como a construção do hospital e do quartel de polícia são fundamentais para a vida do povo da cidade e da região”, destacou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz