Páginas

domingo, 12 de outubro de 2014

Prefeitura de São Luís no Outubro Rosa


A Prefeitura de São Luís adotou nesta quarta-feira (8) a iluminação rosa na fachada do Palácio de La Ravardière. A iniciativa demonstra o apoio do poder público municipal ao Outubro Rosa, movimento de conscientização e combate ao câncer de mama. Além de trocar a iluminação tradicional pelo tom rosado, a Prefeitura tem realizado uma série de ações de prevenção à doença.
Nesta semana, a Secretaria de Saúde (Semus) deu início a atividades que têm o intuito de alertar sobre os riscos e também sobre a necessidade de diagnóstico precoce do problema, que é o segundo tipo de câncer mais recorrente no mundo. Até o final deste mês, estarão à disposição do público, na Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, serviços como exames ginecológicos e de toque de mamas, além da realização de testes de HIV, glicemia, aplicação de vacinas, aferição de pressão e serviços odontológicos.
A secretária municipal de saúde, Helena Duailibe, destacou que as ações refletem a preocupação do prefeito Edivaldo com a saúde da mulher ludovicense. “Temos o objetivo de disseminar as informações quanto à prevenção do câncer de mama. A ideia é permitir a realização do diagnóstico precoce e, assim, aumentar as chances de sucesso do tratamento. O Outubro Rosa nos convida a intensificar as ações para promover o bem estar das mulheres”, declarou.
Na próxima terça-feira (14), haverá a abertura oficial do Outubro Rosa no Hospital da Mulher. Na ocasião, será realizada uma palestra sobre o câncer de mama. No dia 29 deste mês será realizado o Dia D de combate ao câncer de mama no Hospital da Mulher, com atendimento médico e atividades educativas como distribuição de material informativo, sessões de massagens e alongamento, palestras sobre saúde da mulher e sessões de cuidados estéticos, incluindo limpeza de pele, manicure e pedicure, corte de cabelo e maquiagem.
Durante todo o mês de outubro, as mulheres poderão participar de oficinas de nutrição, psicologia, planejamento familiar, terapia da memória, orientação odontológica, fisioterapia e prevenção ao câncer de mama. Nos dias 14, 20 e 28, será realizada uma oficina de orientação sexual, com distribuição de preservativos e realização de exames preventivos. Até este sábado (11), está sendo realizado o mutirão contra a catarata no Centro de Olhos.
O Outubro Rosa é internacionalmente conhecido, simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A ideia surgiu em 1997 nos Estados Unidos e a ação de iluminar prédios públicos e outros monumentos é uma das práticas adotadas com o objetivo de expandir o movimento. Ações voltadas para a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce são realizadas por todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz