Páginas

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Governador entrega Estrada dos Plaqueiros Em Grajaú


Governador Arnaldo Melo e o secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, inauguraram, no sábado (27) a Estrada dos Plaqueiros. A estrada possui 1,5 km de extensão, com acesso pela BR-226.
Antiga solicitação dos empresários da região, a estrada irá facilitar o escoamento da produção das fábricas de placas de gesso no município de Grajaú, segundo maior polo gesseiro do país.

O secretário de estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, disse que a conclusão da estrada é mais uma etapa cumprida do governo do estado, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio. “Cumprimos o nosso compromisso de fazer esta estrada para atender ao transporte do gesso e das placas, que é o acabamento final e agrega valor ao gesso, beneficiando assim, a economia da região”, disse Mauricio Macedo.

O governador Arnaldo Melo enfatizou ser este mais um compromisso do Governo do Estado com o município, entre tantos outros cumpridos. “Esta estrada foi uma bela iniciativa do secretário Mauricio Macedo, que entrega hoje uma via de acesso asfaltada para que todos possam trafegar com segurança. Mais um compromisso com Grajaú, fruto de uma parceria entre governo e município que tem sido feliz durante muitos anos e, com certeza, haverá de continuar porque o estado é um só. Desejamos que a partir de 2015, o novo governo dê continuidade ao grande trabalho feito pelo atual governo”, disse Arnaldo Melo.  
Foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão no projeto, que incluiu, além da estrada a construção de um pátio de carretas para atender à demanda dos caminhoneiros. O projeto inclui ainda a pavimentação de 1km da área do Parque de Exposições do Município de Grajaú.
O prefeito de Grajaú, Júnior Otsuka, agradeceu ao governador e ao secretário, Mauricio Macedo, que atendeu a reivindicação dos empresários do pólo gesseiros, implantando o Distrito Industrial de Grajaú, inaugurado no início do ano e, agora, entregando a estrada que facilita o escoamento da produção. “Em nome de todos os empresários de Grajaú, agradecemos ao governo e ao secretário Mauricio Macedo que atendeu a esta justa reivindicação dos gesseiros. Além do Distrito Industrial, esta obra também se traduz na melhoria da economia, pois sem escoamento não há como produzir”, disse Júnior Otsuka.  
Grajaú é o 2º maior pólo Gesseiro do Brasil, ficando atrás apenas do polo Gesseiro da Região do Araripe, no Oeste Pernambucano. O setor gesseiro no município gera, atualmente, 1.250 empregos diretos e 6.250 indiretos. A produção anual de gesso calcinado é de 200 mil toneladas por ano, e produz ainda 18 milhões de unidades de placas de gesso/ano.
Além de produzir gesso, Grajaú também se destaca por possuir o 2º maior rebanho bovino do Maranhão e pela silvicultura -conta atualmente com mais de 60 mil hectares plantados de floresta de eucalipto. Produz também soja, arroz, milho, pescado, além de fruticultura.
Em 2011, o PIB do município alcançou R$ 462 milhões e passou a ocupar a 12ª posição no ranking do PIB municipal. Em 2010, o PIB foi de RR 33.657 milhões (16ª posição).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz