Páginas

quinta-feira, 19 de março de 2015

Comissão Externa: Eliziane questiona gerente da Petrobras sobre possibilidade de retomada dos projetos das refinarias do Nordeste


“Na audiência o gerente da estatal confirmou que projetos de construção não tinham sido apresentados para ANP e a previsão era só para dezembro de 2015”

A coordenadora da Comissão Externa que acompanha o cancelamento das refinarias do Maranhão e Pará, deputada Eliziane Gama (PPS-MA) perguntou ao Gerente Executivo de Programas de Investimento da área de Abastecimento da Petrobras, o engenheiro Wilson Guilherme se há possibilidade de retomada dos projetos das refinarias Premium I e II.

“Estas refinarias não iriam mudar a realidade apenas do município de Bacabeira (MA), mas de todo o Maranhão, do Ceará e da Região Nordeste. E a gente não quer desistir disso! Não é possível retomar os projetos com todas as condições técnicas que os estados tem?”, perguntou Eliziane.

Os questionamentos da deputada maranhense e dos demais parlamentares que integram a Comissão Externa foram feitos na tarde desta quarta-feira (18) durante audiência. Eles ouviram os esclarecimentos do gerente executivo da estatal, o engenheiro Wilson Guilherme, que  atendeu ao convite da comissão e representou o Presidente da Petrobras, Aldemir Bendine na audiência.

Em resposta às perguntas, o Wilson Guilherme descartou a retomada do projeto. De acordo com o gerente executivo, entre as próximas medidas que serão adotadas pela estatal está a devolução dos terrenos em que foram gastos bilhões em terraplanagem, e cumprimento das obrigações da Petrobrás nos convênios que foram celebrados.

“A gente continua avaliando estas oportunidades a luz do que se faz projeção nos mercados. Anualmente vamos revisitar o crescimento do refino no país e vamos avaliar as melhores oportunidades nesta área”, disse.

O gerente apresentou o balanço de atividades da estatal e também expôs os motivos para o cancelamento dos projetos no Nordeste. Segundo ele, questões econômicas e a ausência de parceria foram as principais causas da suspensão dos projetos.

“Este cancelamento não afeta apenas os estados do Maranhão e Ceará, mas afeta toda a equipe que eu faço parte. [...] A principal motivação da retirada do projeto da carteira de implantação da área de abastecimento foi a desistência do parceiro e também desta questão externa da perda de margem de refino”, ressaltou.

Wilson Guilherme confirmou que a Petrobras ainda não tinha apresentado projeto de construção para a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) e informou que a previsão para a entrega dos projetos seria somente em dezembro deste ano.

Os parlamentares presentes reagiram e questionaram sobre a ausência de projeto e sobre o possível uso das refinarias no período eleitoral para conseguir votos nos dois estados.

O deputado estadual do Maranhão, Roberto Campos (PP-MA), conhecido como Cabo Campos, participou da audiência e também fez questionamentos ao gerente da Petrobras. Ele destacou a expectativa gerada com a possibilidade de instalação da refinaria no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz