Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2015

Levi Pontes celebra os 77 anos de fundação da cidade de Chapadinha


O deputado Levi Pontes (SD) proferiu um discurso, nesta quinta-feira (26), em homenagem à cidade de Chapadinha que, no próximo domingo, completará 77 anos de fundação.

“São quase oito décadas em que uma simples aldeia que depois virou parada de viajantes se tornou a cidade mais importante da região do Baixo Parnaíba. A região era um paraíso intocado e que tinha como donos os índios Anapurus que, a partir de 1783, passaram a dividir a terra com outros povos num lugar chamado Aldeia, hoje um bairro degradado ambientalmente e esquecido pelos governantes”, discursou o deputado.

Ele lembrou que Chapadinha, por muito tempo, foi denominada Chapada das Mulatas e em 25 de setembro de 1802, atendendo ao crescimento do povoado, foi criada por provisão régia a Freguesia de Nossa Senhora das Dores, que hoje é a padroeira do município, subordinada à jurisdição da Paróquia de Vargem Grande, então Comarca de Itapecuru-Mirim.

Pelo Decreto Estadual nº 36, de 17 de outubro de 1890, o povoado foi elevado à categoria de vila com o nome de Chapadinha, sendo desmembrada de Vargem Grande e Brejo. Impulsionada por riquezas naturais como o babaçu e a carnaúba, Chapadinha rapidamente cresceu e, em 29 de março de 1938, por decisão do então interventor Paulo Martins de Souza Ramos, foi elevada à categoria de cidade.

Levi Pontes frisou que, no transcurso do tempo, Chapadinha se transformou em uma cidade que cresce cada vez mais, já tendo uma população de quase 100 mil habitantes.

O deputado advertiu que, apesar do seu tamanho e da importância econômica, Chapadinha enfrenta ainda inúmeros problemas que se não forem enfrentados agora, com o aumento de sua população e o inchaço urbano, irão se agigantar, comprometendo a qualidade de vida de sua população.

“Como filho de Chapadinha, e seu representante neste Parlamento, desde o primeiro momento, coloquei o meu mandato a serviço do povo chapadinhense e da cidade que tanto amo. Os desafios são enormes, consolidar a saúde pública, como missão dupla de fortalecer a atenção básica do município e cumprir o nosso papel como cidade polo e referência do SUS, cuidar da educação que deve ser pública, universal e de boa qualidade e com foco na profissionalização, geração de emprego e renda para os jovens que hoje se veem na precisão de sair de Chapadinha para tentar a vida em terras distantes”, assinalou.

Ele acrescentou que Chapadinha precisa também promover a agricultura familiar, valorizar e tirar proveito da agricultura de suas causas primárias. E, por fim, humanizar todos os aspectos da vida cotidiana de seu povo.

“Depois destas reflexões necessárias, reafirmo minha fé inabalável no brilhante futuro que aguarda Chapadinha. Tenho fé em dias melhores, porque conheço a alma do nosso povo, da nossa terra. Juntos vamos confirmar a letra do nosso hino e proclamar ao Brasil e ao mundo “Chapadinha teu nome glorioso é bravura e grandeza maior, o teu povo conquista garboso o troféu de um futuro melhor.” Parabéns Chapadinha”, ressaltou Levi Pontes, ao encerrar seu discurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz