Páginas

segunda-feira, 16 de março de 2015

Semus retoma vacinação de meninas contra o HPV


A vacinação estará disponível em todas as UBS do município a partir do dia 16 de março. Neste ano o publico da 1ª dose, são meninas entre 9 e 11 anos, porém, adolescentes de  12 e 13 que não receberam a primeira imunização ainda têm direito, bem como, portadoras do vírus HIV na faixa etária entre 9 anos e 26 anos.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar é atingir 80% do público-alvo, estimativa que, de acordo com a coordenadora de Imunização Michelle Katiuscia Melo, precisará da mobilização e apoio da família para o enfrentamento da doença, se dirigindo com as adolescentes, até o posto de saúde mais próximo.

“O preconceito e falta de informação ainda são entraves que comprometem a vacinação contra o HPV. A intenção do Ministério da Saúde, em parceria com os estados e prefeituras é prevenir mais casos de câncer e consequentemente mortes ocasionadas pelo vírus. A vacinação é uma importante ferramenta de prevenção”, reiterou a coordenadora.

Escolas - A Semus em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e escolas privadas e estaduais de Paço do Lumiar, iniciará intervenções levando informação e doses da vacina. Ainda de acordo com Michelle Katiuscia, essa foi uma ação de grande impacto no ano passado e que deve ser fundamental para o alcance da meta do município de Paço do Lumiar.

Para garantir a eficácia da vacina são necessárias três doses, em intervalos de seis meses e cinco anos após a primeira.  A vacina foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz