Páginas

quarta-feira, 18 de março de 2015

Zé Inácio reivindica instalação de hospitais em Pinheiro e Chapadinha


Durante audiência da Comissão de Saúde na tarde desta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa, o deputado Zé Inácio (PT), cobrou do atual secretário de Saúde, Marcos Pacheco a conclusão dos hospitais macro regionais dos municípios de Chapadinha e Pinheiro.  

De acordo com o parlamentar a importância desses hospitais é fundamental para a qualidade de vida da população dessas regiões. “Esses hospitais precisam ser concluídos para dar mais qualidade de vida á população dessas macrorregionais e assim com certeza irá pelo menos minimizar o cenário atual dos hospitais públicos em todo o estado, inclusive os da capital”, destacou Zé Inácio.

O Hospital Macrorregional instalado em Pinheiro está orçado em R$ 17.788.453,60. Essa unidade atenderá toda a Baixada Maranhense, que inclui os municípios São Bento, Viana, Pinheiro, São Vicente Férrer, Ararai, Anajatuba, Pedro do Rosário, Peri Mirim e Palmeirândia.  

O hospital de Pinheiro terá uma área construída de 5.526 metros quadrados, com capacidade de 100 leitos de internação clínica e 10 de UTI, centros cirúrgicos com quatro salas e o hospital disponibilizará de centro de imagem para exames de tomografia, Raio-X, ultrassom, mamografia e endoscopia. O hospital colocará à disposição dos pacientes o Serviço de Pronto Atendimento 24 horas (SPA), bem como laboratórios de análises clínicas.

Já a unidade de saúde do Baixo Parnaíba será instalada no município de Chapadinha. Trata-se do Hospital Geral que terá capacidade de 50 leitos e ocupará 4.297,49 metros quadrados de área construída. O valor da obra está orçado em R$ 15.075.684,99. O hospital vai atender todo Baixo Parnaíba, que abrange os municípios de Mata Roma, Água Doce do Maranhão, Anapurus, Araioses, Belágua, Brejo, Buriti, Chapadinha, Magalhães de Almeida, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Tutóia e Urbano Santos.

Ainda durante a audiência pública, o deputado Zé Inácio cobrou do secretário Marcos Pacheco a execução do convênio da construção do hospital de Sítio Novo. O convênio foi assinado entre governo do estado e o município ano passado. A obra já foi licitada e o prefeito de Sítio Novo João Piquiá está aguardando a liberação do recurso  para iniciar a construção.

O secretário de Estado de Saúde, Marcos Pacheco acenou positivamente as reinvindicações do deputado Zé Inácio, afirmando que irá dá procedimento e retorno à demanda. Ressaltando que irá dá continuidade na construção das unidades de saúde regionais por achar fundamental a descentralização dos atendimentos médicos hospitalares.

A audiência foi solicitada pelo presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, deputado Stênio Rezende (PRTB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz