Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Audiência Pública proposta pelo deputado Cabo Campos comemora os 13 anos da Lei de Libras.


Atendendo ao requerimento do deputado Cabo Campos (PP), foi realizado na última quarta-feira (22), no auditório Fernando Falcão, dAssembleia Legislativa, uma audiência pública  onde se discutiu e se comemorou os 13 anos da Lei de Libras.  

O evento contou com a participação de diversos representantes das entidades de pessoas com deficiência , representantes da comunidade dos surdos de São Luís e setor privado . Entre eles Luziane de Jesus, presidente do Instituto Sociocultural e Educacional Profissionalizante dos surdos do norte do Maranhão, Maik Waldemar, presidente da Associação dos surdos do Maranhão (ASMA), Irene Santos, diretora do Centro de ensino de apoio de a Pessoa com Surdez  (CAS).  

Na ocasião, Campos, autor da propositura e forte defensor das reivindicações da comunidade surda,  defendeu a criação de um fórum de discussão . O fórum de debates servirá como um instrumento de  fortalecimento para a  construção de uma maior inclusão da comunidade surda na sociedade. Esse é um meio de discussões, onde escutaremos nossos queridos, a partir desses debates estamos instrumentalizados para o direcionamento de medidas concretas para a comunidade surda  do nosso estado", defendeu.  

A professora Irene  Cabral, diretora do Centro de Apoio a pessoas deficientes com surdez (CAES), ressaltou a importância do evento onde parabenizou a iniciativa do parlamentar na realização do evento. " Gostaria de parabenizar ao deputado Cabo Campos pela iniciativa de convidar todas as instituições aqui representadas, para um momento tão importante. Momento esse festivo, mas também de reflexões e análise. Tivemos avanços na realidade da inclusão social dos surdos, porém a muita coisa a ser feita. Atitudes como a do deputado, fortalece a nossa luta, onde trazemos para a casa legislativa discussões direcionadas a uma comunidade que precisa muito se atendida", disse.  

O presidente da Associação dos Surdos  e Mudos do Maranhão (ASMAE)Maik Araújo, ressaltou a necessidade de haver intérpretes de Libras em todos os locais públicos, não apenas em algumas repartições específicas. “E se o surdo tiver que ir ao médico, como ele vai contar suas necessidade? Às vezes o surdo tem que escrever, mas e se ele não for alfabetizado?”, sinalizou. 

Ao final da sessão, foram expostas os encaminhamentos construídos ao longo do evento. Entres eles destacam-se, a implementação da disciplina de libras no currículo das escolas estaduais, concurso especifico para professor de libras, formação de interpretes, capacitação de guia interpretes, e um plano estadual de expansão dos Centro de Apoio a pessoas deficientes com surdez (CAES).  

Cabo Campos informou seu apoio a totalidade dos  encaminhamentos proposto e que vai cobrar celeridade na criação do currículo com a inclusão da disciplina de Libras e no encaminhamento do projeto de Lei. "Vamos em busca da realização de todas essas proposta que aqui foram construídas, não posso afirmar que conseguiremos todas, porém junto com a comunidade teremos êxito nesse trabalho. Reafirmo aqui, meu compromisso com essas pessoas, que muito podem contribuir com nossa sociedade", afirmou 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz