Páginas

domingo, 19 de abril de 2015

Paço do Lumiar realiza 2ª Pré - Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional


Nesta etapa que antecede a Conferência Magna, o poder público municipal apresentou as ações de promoção e fortalecimento da segurança alimentar e nutricional, no âmbito das políticas de infraestrutura, agricultura, pesca e abastecimento, assistência social, saúde e educação.

O encontro coordenado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) aconteceu nesta quinta-feira, 16, no Convento das Ir. da Purificação, no Maiobão, e contou com a participação, nos debates, do presidente do Comsea- MA, Eurico Fernandes, do advogado Kléber Gomes, e dos secretários municipais membros da Caisan.
Entre as políticas apresentadas estiveram os programas municipais, estaduais e federais, como o PNAE, com o cardápio escolar reformulado com a inserção de frutas e legumes na dieta; Bolsa Família na Saúde, cobertura vacinal, pesagem e atendimentos médicos e nutricionais de crianças e gestantes; ações de melhoria na trafegabilidade dos polos agrícolas e abastecimento de água potável para o consumo e irrigação das hortas; o PAA, Feiras Livres do Agricultor Familiar, assistência técnica agrícola, inspeção sanitária animal, entre outros.
O presidente do Comsea, Eurico Fernandes, elogiou a inciativa da sociedade civil e poder público em realizar os momentos de preparação, gerando discussões e direcionamentos a serem expostos nas Conferências Municipais e Estadual.
“Não se pode falar em segurança alimentar sem falar na agricultura, uma vez que 80% da economia do município vêm desta cultura. No entanto, Paço do Lumiar vem desenvolvendo ações afirmativas no sentido de acompanhar todas as etapas do alimento, da produção ao escoamento dando condições também para que o produtor, pescador e marisqueiro desenvolvam a atividade com equilíbrio”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz