Páginas

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Cabo Campos participa de fórum sobre comunidades terapêuticas


O deputado Cabo Campos (PP) participou, nesta quinta-feira (14), do I Fórum de Fortalecimento das Comunidades Terapêuticas do Maranhãoque ocorreu no plenarinho da Assembleia Legislativa. O evento tem por objetivo reunir e organizar como classe as entidades que se destinam a acolher, cuidar, tratar e proteger dependentes químicos, além de discutir políticas públicas voltadas para a legalidade e aparelhamento das drogas no Maranhão.

A pauta da discussão foi sobre o Projeto de Lei Bolsa Internação e o processo de socialização de boas práticas em parceria com Conselhos e Federações.

O evento contou com a presença do deputado Wellington do Curso (PPS), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos; da vereadora Rose Sales, de diretores de centros de recuperação de vários estados do Nordeste, militantes nas causas sociais, internos em tratamento e familiares, além das delegações dos municípios do Estado e membros de instituições públicas.

Para Cabo Campos, o evento é fundamental, pois propicia um espaço de integração e discussão entre todas as pessoas que convivem nessa realidade e a sociedade civil.

Ele lembrou, ainda, que as comunidades terapêuticas se caracterizam por serem espaços de convivência entre pares, com foco na espiritualidade (respeitando as crenças religiosas), autoconhecimento da doença e de como enfrentá-la. “Usuários e família precisam saber como lidar com a questão da droga do lado de fora, precisam desenvolver recursos próprios”, assinalou.

“As unidades terapêuticas não são estabelecimentos de saúde, mas de interesse e apoio das políticas públicas de cuidado, atenção, tratamento, proteção, promoção e reinserção social”, ressaltou Erisson Lindoso, um dos organizadores.

Cabo Campos finalizou, destacando a qualidade do Fórum. “O Maranhão, com certeza, está dando um passo importante para combater as drogas. Aqui só se ganhou”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz