Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2015

Holandão destaca determinação do prefeito de São Luís em combater fraude no transporte

A fraude no sistema de transporte público de São Luís e a atitude do prefeito Edivaldo Júnior (PTC) de enfrenta-la com coragem e determinação foram a tônica do discurso do deputado Edivaldo Holanda (PTC) na sessão desta segunda-feira (18). O pronunciamento de Holanda recebeu manifestações de apoio dos deputados Othelino Neto (PC do B) e Rafael Leitoa (PDT).
Edivaldo Holanda destacou que nunca antes um governante teve a coragem de enfrentar a fraude no sistema de transporte de São Luís e que jamais em toda a história do transporte público da capital algum governante sequer tentou enfrentar o desafio de uma licitação.
Segundo ele, são muitos os interesses em jogo, mas o prefeito Holanda Júnior decidiu enfrentar o desafio, que era um verdadeiro tabu. “Ninguém acreditava, nem a classe política, os homens públicos de ontem e de hoje e a própria imprensa, que o jovem prefeito enfrentasse esse ninho de cobras”.
O deputado refere-se ao sistema de biometria facial recentemente implantado pela Prefeitura de São Luís, já operando em cerca de mil ônibus da capital e que até agora já detectou mais de um milhão de passagens fraudulentas por mês.
“Não tem sistema de transporte que resista mais de um milhão de passagens por mês fraudadas”, disser Edivaldo Holanda.
Ele esclareceu que a biometria facial é um sistema de tecnologia simples, que capta a imagem da pessoa que entra no ônibus e no ato desta passar na catraca identifica se é, efetivamente, a titular da carteira. Com este sistema, já foram identificadas 5.247 carteiras estudantis também fraudadas.
Mais de um milhão de passagens fraudadas eram provenientes de cartões portados por pessoas que não tinham direito ao benefício, mas que usavam cartão para fraudar o sistema e não pagar passagem. O fraudador usava o cartão de alguém em benefício próprio.
Edivaldo Holanda anunciou que o êxito do sistema de biometria facial, já implantado na capital maranhense, trará nesta terça-feira (19), a São Luís, uma equipe técnica de Natal (RN) que pretende copiar naquela capital o mesmo modelo que o prefeito Edvaldo Holanda Júnior acaba de implantar.
“Este é o prefeito da mudança, prefeito que enfrenta a situação, é um prefeito que tem atitude e determinação de fazer”, destacou o deputado Edivaldo Holanda.
Sistema de biometria
De acordo com Edivaldo Holanda, com a implantação do sistema de biometria estão sendo criadas todas as condições para a implantação do GPS, que foi um compromisso de campanha do prefeito Edivaldo Junior, além do Bilhete Único, que virá no bojo da licitação, cujo edital deverá ser lançado ainda este mês.
Segundo ele, o sistema GPS é a única forma de fiscalizar as empresa de transporte para saber se os horários de saída dos ônibus estão sendo cumpridos, se as linhas atendem às rotas permitidas, e os horário de chegada de cada ônibus nos terminais.
“O usuário do transporte vai poder saber o tempo que falta para a chegada do seu ônibus no terminal, se faltam 10 minutos, se faltam 15 ou se faltam dois minutos. Isso é avanço. Isso é mudança que nenhum outro governante implantou, nem aqueles que criticaram há poucos dias, na imprensa local, o prefeito, mas que quando estavam na prefeitura de São Luís não tiveram coragem de fazê-lo”, disse Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz