Páginas

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Prefeito Junho Otsuk participar da XVIII Marcha em Defesa dos Municípios


O prefeito de Grajaú, Junior Otsuka, embarcou nesta segunda-feira (25) para a Capital Federal, onde participa da XVII Marcha dos Prefeitos em Brasília, em Defesa dos Municípios. O evento é coordenado pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios e esse ano tem como tema principal “O desequilíbrio federativo e a crise nos municípios”. Mais de quatro mil prefeitos participaram dos quatro dias do evento.



No primeiro dia, após o credenciamento, aconteceu o debate do primeiro tema: “Os desafios da implementação dos Consórcios Públicos Municipais”, que discorreu sobre o fato de que nos últimos anos os municípios têm recebido cada vez mais demandas em relação as diversas áreas da gestão como saúde, educação, cultura, saneamento, estrutura e demais setores locais, exigindo  o cumprimento de soluções de problemas, que só aumentam devido aos encargos repassados. Nas Arenas Temáticas, foram debatidos temas como: Fonte de Arrecadação para o município, Ações Internacionais Municipalistas e Mulheres Seguras (Projeto União Europeia-CNM).

No segundo dia do evento (26), após a sessão solene de abertura com a presença da presidente da república, Dilma Roussef, do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, de Ministros de Estado, entre outras autoridades, vários temas importantes foram discutidos como Reforma Política, Financiamento da Educação Municipal e Plano Municipal de Educação. Porém, a tecla mais batida durante o encontro foram os cortes do Governo Federal em setores de suma importância para os municípios como a saúde e a educação. 

O evento encerrou nessa quinta-feira (28), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, com o Encontro Municipalista das Regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), que tem como objetivo integrar Associações e Federações Municipalistas com as demais associações, conhecer suas iniciativas e compromissos, bem como informar-se sobre os eventos regionais.




Para o prefeito Junho, é importante a união e participação dos prefeitos na Marcha, "já que essa é uma oportunidade ímpar de debaterem junto as autoridades federais a real situação dos municípios brasileiros, hoje tão penalizados com os constantes cortes nos recursos por parte do Governo Federal".





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz