Páginas

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Deputado Adriano avalia reunião sobre bacias hidrográficas e faz defesa dos indios

O deputado Adriano Sarney (PV) foi à tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (8), para destacar a importância da reunião extraordinária realizada pela Comissão de Meio Ambiente da Casa, presidida pela deputada Ana do Gás (PRB), para tratar dos comitês das bacias hidrográficas do Estado do Maranhão.  

O parlamentar ressaltou que o assunto extremamente importante, pois atinge a questão das águas e dos rios do Maranhão. Há algumas semanas, Adriano promoveu uma audiência pública, para tratar das despoluições das praias, e ontem retomou a discussão dos comitês de bacias hidrográficas.

Para Adriano, a Comissão de Meio Ambiente chegou a dois encaminhamentos fundamentais. O primeiro foi a reunião para a criação da Bacia Hidrográfica do Parnaíba. O segundo foi a criação e regulamentação do Fundo Estadual das Bacias Hidrográficas do Maranhão, que subsidiará o movimento dos comitês.  

DEBATE AGENDADO

Em aparte, o deputado Rafael Leitoa (PDT) adiantou que a reunião para discutir a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba no Estado do Maranhão será realizada no dia  18 desse mês, na Assembleia Legislativa, com a participação de prefeitos e secretários do Meio Ambiente do Maranhão, Piauí e Ceará.  

Também em aparte, a deputada Ana do Gás (PRB) informou que que desde o dia 17 de junho a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Maranhão está nos aprofundando os debates com a sociedade organizada, acerca dos Conselhos dos Recursos Hídricos das Bacias e da formação dos Comitês Hidrográgicos.

Ana do Gás lembrou que na audiência pública do dia 23 de junho, a Comissão ouviu os membros da SEMA, da CODEVASF, da SAGRIMA e outros.  Ana apelou aos colegas para  regulamentar o Fundo e a criar a Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, porque de certa forma o nosso estado está um pouco atrasado.

EM DEFESA DOS ÍNDOS

Em outro pronunciamento, Adriano Sarney disse que hoje era um dia atípico na Assembleia Legislativa, porque na galeria da Casa estavam acorrentados, índios de todas as regiões do Maranhão, considerados pessoas do bem, honestas e guerreiros que têm o respeito do povo brasileiro, dos maranhenses e do Legislativo.

Na avaliação de Adriano, os indos estavam acorrentados dois dias consecutivos por um motivo digno: querem educação, a essência do nosso mundo moderno. Sarney disse que os índios que estão na Assembleia, para cobrar uma promessa de campanha do Governador Flávio Dino, feita em suas andanças pelo Maranhão.

De acordo com Adriano Sarney, durante a campanha o governador prometeu ativar o Conselho Indígena, cursos de formação, contratos para diretores, zeladores e vigias, pagamento do transporte escolar, construção de casas populares e implantação da agricultura familiar para combater a fome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz