Páginas

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Governo e Prefeitura firmam parceria para 9ª Feira do Livro de São Luís‏

Pela primeira vez o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), será correalizador da Feira do Livro de São Luís (FeliS), que acontecerá no período de 02 a 11 de outubro, no Centro Histórico.
A 9ª FeliS teve o lançamento oficial, na terça-feira (4), no Teatro Alcione Nazaré, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. A professora Ilma Fátima de Jesus, secretária-adjunta de Ensino, representou a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, no evento e destacou a importância da parceria, realizada por determinação do governador Flávio Dino, em prol do fomento à leitura e da democratização do acesso ao livro.
“AFeliS é uma oportunidade ímpar de colocar as nossas crianças, jovens e o público em geral, em contato com a literatura. É um momento para reverenciarmos as escritoras e escritores e, isso me faz lembrar da escritora Maria Firmina dos Reis, primeira escritora negra no Brasil. Ela disse: “A mente não se pode escravizar”! A 9ª FeliS traduz muito bem esse sentimento”, disse.
Com o tema: Cidade Livre, Cidade do Livro, a festa do conhecimento convida a todos a se apossar dos livros, da leitura e da cidade. Pela primeira vez a FeliS terá uma patrona: a escritora e historiadora Lourdinha Lauande Lacroix. Os homenageados são a cordelista Raimunda Frazão, o escritor Albérico Carneiro, a professora e militante dos direitos humanos Mary Fernandes e o escritor Mário Meirelles, que este ano completa o centenário de nascimento.
Durante nove dias a FeliS vai espalhar poesia e ocupar casarões, praças, ruas, becos e escadarias do Centro Histórico. Serão 50 estandes equipados para comercialização de livros, mais de 100 atividades como palestras, bate-papos, espetáculos teatrais, contação de histórias, performances, lançamentos de livros, apresentação de trabalhos. São esperados mais de 200 mil visitantes, além da participação de mais de 20 mil estudantes da rede pública por meio de visitas agendadas.
Participação da Seduc
Além de correalizadora da 9ª FeliS, pela primeira vez a Seduc terá uma participação efetiva em 10 espaços além de dois stands, um institucional e outro em formato de auditório com espaço para 100 pessoas, onde serão realizadas apresentações artístico-culturais, palestras, mesas-redondas, mini cursos/oficinas e apresentação de atividades e relatos de experiências das escolas da rede estadual de ensino.
Todos os setores da Secretaria e da URE de São Luís estão envolvidos na organização e mobilização das escolas da rede estadual de ensino, a fim de garantir uma ampla participação da comunidade escolar na feira, bem como de representações das demais regionais, no formato de relato de experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz