Páginas

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Escolas da rede municipal desenvolvem atividades alusivas à Semana Nacional do Trânsito

                                                      Escolas da rede municipal desenvolvem atividades alusivas à Semana Nacional do TrânsitoAproximar a Educação no Trânsito das crianças e colaborar com a conscientização nesta área desde a infância. Esta foi a proposta de escolas da rede municipal ao longo desta semana, ao promoverem atividades alusivas ao Dia Nacional do Trânsito, comemorado nesta sexta-feira (25). Prudência, tolerância e respeito às leis do trânsito foram alguns dos conceitos trabalhados nos projetos das escolas, de iniciativa dos educadores e executados com o apoio da gestão escolar.
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, frisou a importância da atividade. "A orientação para a segurança no trânsito e para os direitos e deveres de cada um é parte da construção da cidadania. Através dessas atividades, construídas com a dedicação de nossos educadores, nossas crianças ampliam seus conhecimentos e reforçam a noção de responsabilidade, tornando-se futuros pedestres ou motoristas colaboradores de um trânsito mais seguro", avaliou o titular da Semed.
Na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Tom e Jerry, no Planalto Vinhais, o pátio foi transformado em um minicircuito de trânsito, com direito a semáforo e faixa de pedestres. De bicicleta ou velocípede, os motoristas mirins percorreram o circuito, parte integrante de um projeto que teve por objetivo educar para o tráfego sobre duas rodas.
            Antonely Vitória de Oliveira Paiva, 6 anos, lembra que é muito importante todos ficarem atentos no trânsito. "Foi muito divertido andar de bicicleta com os colegas da escola. Aprendi sobre o significado das placas e a sempre parar para as pessoas passarem na faixa de pedestre", contou. Já Emanuely dos Santos Castro, estudante do Infantil II da escola, garantiu que já entendia todas as cores do semáforo. "Quando o sinal estiver vermelho é para o carro parar, o amarelo significa atenção, e o verde, siga", explicou a garota.
O minicircuito foi idealizado pela gestora da escola, Gilcilene Falcão. Para ela, o projeto foi uma forma de chamar a atenção das crianças para os riscos da irresponsabilidade no tráfego diário das ruas. "Percebemos no rosto deles o comprometimento com a atividade", completou a gestora.
PALESTRAS
Já na U.E.B. Newton Neves, os estudantes assistiram a uma palestra com o tema "Educação no Trânsito", ministrada por equipes do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). As turmas de 3º e 4º ano do Ensino Fundamental receberam informações de forma participativa e dinâmica sobre a importância do uso do cinto de segurança e o respeito à sinalização.
"Devemos prestar bastante atenção nos dois lados ao atravessar uma avenida, não devemos desrespeitar as leis de trânsito. Respeitar os sinais evita acidentes", disse Andressa Leite Silva, 9 anos, enumerando as principais lições aprendidas na palestra. A programação da escola também incluiu uma roda de conversa com os estudantes e prevê uma visita à sede do Detran, como parte das atividades da Semana da Criança.
A U.E. B Sofia Silva, da Vila Passos, também desenvolveu atividades alusivas ao tema. Durante toda a semana, os professores trabalharam o assunto de forma lúdica, utilizando músicas e textos. Já no anexo I da U.E.B. Olívio Castelo Branco, localizada no Anil, as manifestações artísticas foram destaque.
Os estudantes ouviram histórias, participaram de brincadeiras, pintaram e confeccionaram as suas próprias placas de trânsito. "Assim eles aprendem desde pequenos, por meio de brincadeiras, a respeitar regras e leis. Isso complementa a formação", disse a gestora Francilyz da Silva Ferreira, da U.E.B. Sofia Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz