Páginas

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Francisca Primo destaca entrega do Prêmio Jovem Cientista

A deputada Francisca Primo (PT), registrou na sessão desta quarta-feira, 16, a cerimônia de entrega do prêmio da 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista, ocorrido, ontem, no Palácio do Planalto, pela presidenta Dilma Rousseff. O tema deste ano foi Segurança Alimentar e Nutricional.
O Jovem Cientista foi criado em 1981 para estimular a pesquisa inovadora do ensino médio ao doutorado. O prêmio é promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e o patrocínio da Gerdau Brasil.
Francisca Primo afirmou que entre as pesquisas premiadas, está o trabalho de uma aluna do ensino médio, do Rio Grande do Sul, que desenvolveu um produto capaz de auxiliar o consumidor a identificar a fraude no leite industrializado, com um quite detector de substância tóxica. “A grande importância dessa pesquisa é que uma aluna do ensino médio conseguiu fazer uma fita que detecta se o leite, que é tão bom para a nossa saúde, possa ter alguma substância química”, disse a deputada.
Agricultura Urbana
Outro trabalho premiado, do ensino superior, também foi do Rio Grande do Sul. Neste, o aluno criou o modelo de agricultura urbana como inovação no processo de abastecimento de alimento em cidades de pequenos portes, através da agricultura familiar. Francisca Primo afirmou que essa produção de alimentos mais próxima dos consumidores, sem agrotóxicos ou sem qualquer outra substância, também é de grande importância para a segurança alimentar e nutricional.
Na categoria mestrado e doutorado, foi apresentada por uma aluna da Universidade de São Paulo a pesquisa sobre os efeitos do consumo da castanha-do-brasil, também conhecida como a castanha-do-pará, como fonte de suplementação do selênio para o idoso. O selênio é um mineral que pode ajudar a combater a doença de Alzheimer.
“Nós vemos que a alimentação é importante tanto para a nossa nutrição como, também, para a nossa saúde. E a pesquisa desses alunos só vem ajudar cada vez mais a nossa saúde e a nossa nutrição”, acentuou a deputada.
Além desses primeiros lugares, também foram premiados os alunos de segundo e terceiro lugares, nos níveis do ensino médio ao doutorado. A deputada salientou que, apesar de não ser vista como importante, a política de segurança alimentar e nutricional vem tendo grandes avanços no país, visto que em 2014 a ONU, excluiu o Brasil do mapa da fome.
Ao finalizar, Francisca Primo enfatizou que o interesse desses alunos, através das suas pesquisas, está colaborando com o intuito de melhorar ainda mais a qualidade de vida, através da alimentação, que, segundo ela, é a preocupação mundial que envolve vários fatores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz