Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Prefeitura promove concurso de redação e desenho para escolas da rede municipal

                                                             Prefeitura promove concurso de redação e desenho para escolas da rede municipal"Corrupção? Tô fora!". Este é o tema do concurso de redação e desenho promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM) em articulação com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O concurso é voltado para os estudantes do 6º e do 9º ano de seis escolas da rede municipal de São Luís. A atividade integra a programação da CGM alusiva ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro.
Com o objetivo de divulgar o certame e incentivar a participação dos estudantes, a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Rubem Teixeira Goulart recebeu a visita do controlador geral do Município, Délcio Rodrigues Silva Neto. Também estavam presentes o secretário de Educação de São Luís, Geraldo Castro Sobrinho, a secretária adjunta de Ensino do Município, Leônia Queiroga, e a superintendente de Prestação de Contas e Normas Técnicas da CGM Neusa Bacellar. Eles conversaram com as turmas de 6º e 9º ano sobre o tema do concurso e forneceram orientações sobre o processo de inscrição e avaliação dos trabalhos.
"Esta iniciativa tem por objetivo trazer os estudantes para o debate sobre a corrupção, incentivando estudos e pesquisa desta temática e estimulando essa discussão no dia a dia. Desde jovens, é preciso que os estudantes se preocupem com os rumos do país e somem ideias para o combate a essa prática", destacou Délcio Rodrigues.
O secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, reforçou que a iniciativa se enquadra na diretriz do prefeito Edivaldo para a área da Educação, visando garantir a formação integral dos estudantes, estimulando o pensamento crítico e transcendendo os limites da sala de aula. O titular da Semed também relembrou os resultados exitosos obtidos por estudantes do município em competições anteriores.
"Ao longo do ano de 2015, diversos alunos da nossa rede conquistaram posições de destaque em competições de redação e desenho de nível local e nacional, um indicador do constante incentivo oferecido pelos nossos professores e a dedicação de nossos adolescentes. Que esse concurso seja mais uma oportunidade de estimular a reflexão crítica e trabalhar a criatividade e o raciocínio argumentativo dos nossos adolescentes, preparando-os para o futuro", disse Geraldo Castro.
CONCURSO
                       
Participam da competição as U.E.B. Justo Jansen (Centro), Miguel Lins (Alemanha), Menino Jesus de Praga (Planalto Vinhais), José da Silva Rosa (São Bernardo), Henrique de La Roque (Vila Embratel) e Rubem Teixeira Goulart (Cohab). Os estudantes do 6º ano participarão do concurso de desenho e os do 9º ano, do concurso de redação. Todos os estudantes receberão certificados de participação e serão premiados os três primeiros colocados em cada uma das categorias. O segundo e o terceiro colocados receberão um smartphone, enquanto os primeiros colocados receberão um tablet. A avaliação dos melhores trabalhos será feita por técnicos da Semed.
Daniel Coimbra da Cruz, 16 anos, aluno do 9º ano da U.E.B. Rubem Goulart, já garantiu que vai participar do concurso. "Gosto muito de escrever e essa vai ser uma oportunidade de falar o que penso sobre o assunto e contribuir com o debate. Os políticos foram eleitos pra nos representar, então precisam refletir os interesses do povo", opinou o estudante. Johnny Alisson Braga, professor de Ciências da escola, aprovou a iniciativa. "Isso gera inclusão política. Os nossos alunos precisam se envolver em assuntos como esses. Não será somente uma forma de expor o que sabem, mas de suscitar a discussão e contribuir para o desenvolvimento", assinalou o professor.
SEMINÁRIO
Como parte das atividades alusivas à data, a CGM também realizará, no dia 11 de dezembro, o 1º Seminário de Transparência e Combate à Corrupção. O eventos será realizado no Teatro da Cidade de São Luís, a partir das 9h, e contará com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União, Raimundo Carneiro, do presidente da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), Mário Macieira, e do auditor da Controladoria Geral da União (CGU), Wellington Resende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz