Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2016

Nina Melo defende ações voltadas ás pessoas com Síndrome de Down


A deputada Nina Melo (PMDB) subiu à tribuna, na sessão plenária desta segunda-feira (21), para  defender maior atuação das Casas Legislativas  em torno de ações concretas voltadas à implementação de políticas públicas que garantam às pessoas com Síndrome de Down, ou qualquer outra deficiência, participação ativa em todas as esferas da sociedade, exercendo com dignidade sua cidadania.
O discurso durante a sessão marcou o posicionamento da deputada Nina Melo  em homenagem ao Dia Internacional Contra a Desigualdade Racial e o Dia Internacional Contra a Síndrome de Down, comemorados nesta segunda-feira.
Da tribuna, a deputada saudou carinhosamente todos os cidadãos e cidadãs que possuem a condição genética denominada Down, assim como seus familiares e amigos. “São pessoas especiais assim que nos dão oportunidade de pensar em nós e na forma como lidamos com o diferente”, afirmou Nina.
A parlamentar destacou que toda as instituições da sociedade brasileira, principalmente as Casas Legislativas, precisam reconhecer a responsabilidade que têm em criar condições para que todas as pessoas, com qualquer tipo de deficiência, possam se desenvolver e dar contribuições valorosas para o futuro da Nação.
Nina ressaltou a necessidade de promover políticas inclusivas no país e no Maranhão, aumentando a conscientização sobre a justiça social e fazendo todo o possível para que sociedade brasileira seja mais justa, livre e solidária.
INDICAÇÃO
Ainda em seu pronunciamento, a deputada Nina Melo  disse que já encaminhou Indicação à Secretaria do Estado de Educação, dirigida ao secretário Felipe Camarão, solicitando que seja concluída a reforma da Escola Helena Antipoff, voltada para a educação especial para os que têm Síndrome de Down.
Nina enfatizou que esteve na escola nos últimos dias e surpreendeu-se com o fato do ano letivo não ter se iniciado para esses jovens. “Isso é lamentável. Hoje em dia fala-se muito sobre inclusão social, sobre o direito das crianças frequentarem escolas regulares, do benefício dessa convivência e reconhecemos a importância do trabalho em nossas vidas”, afirmou.
A deputada destacou, também, que espera contar com a sensibilidade de todo os colegas parlamentares para a aprovação de um Projeto de Lei de sua autoria que disponibiliza vagas em concursos públicos, no âmbito do estado do Maranhão, a pessoas com deficiência neurológica.
De acordo com a deputada, o processo seletivo dessas pessoas far-se-á por meio de sistema diferenciado e de critérios especiais estabelecidos por equipe multidisciplinar, a exemplo da Lei Federal nº 8.213/91, que estabelece cotas às pessoas com necessidades especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz