Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Miudinhas do ‘Diálogos pela Raposa’

Discurso firme
DSC_2856Chamou atenção no Diálogos, o discurso forte de Talita Laci. Bem mais madura que na pré-campanha de 2012, a jovem arrancou muitos aplausos e emocionou os ‘camaradas’ presentes.
Coisa de loucos
Acreditem… os aliados do prefeito Clodomir alardearam que não houve chuva no último sábado. E que o encontro foi um fiasco. Disseram ainda que o governador não esteve presente, mas sim um sósia dele. Argumentos de gente sem noção!
Na chuva 
Mais de 300 motos de aliados de Talita que decidiram realizar um passeio pela cidade a começar pelo bairro da Pirâmide, ficaram no meio do caminho. Com o toró de água que caiu, somente algo em torno de 80 motociclistas cumpriram o percurso e passaram pela frente do evento.
Seis ex-vereadores
Também foi destaque no evento a presença de seis ex-vereadores: Arlete Pontes, Texeira, Bandeirinha, Chico Lázaro, Márcio Greik e Rabelo. Os últimos quatro aderiram recentemente ao grupo Laci.
Doutor e Oliveira
DSC_2646Dois vereadores de mandato assinaram a ficha de filiação do PCdoB durante o Encontro Municipal. Doutor agora ex-PV e Oliveira da Ducel, eleito pelo PP. Ambos, usaram o microfone e deixaram claro que chegaram para somar na ‘família 65’. Os parlamentares ressaltaram a importância da pré-candidata dialogar com os raposenses em todos os bairros e discutir com a população o caminho do desenvolvimento.
Chuva destruiu as cartolinas 
Rita de Cassia Carneiro, a Cassinha, esposa do pré-candidato a prefeito Eudes Barros (PR), insuflou estudantes do Centro de Ensino José França, onde ela é diretora, a exibir cartazes quando o governador passasse pela avenida principal, pedindo a reforma da escola. Acontece que a chuva não deixou os cinco alunos levantarem as cartolina tudo foi destruído ela água. Entretanto, o pedido não foi esquecido por Talita Laci durante seu discurso no evento, que lembrou Flávio Dino da reivindicação feita por ela mesma à Secretária de Educação desde novembro do ano passado (LEMBRE).
Márcio Greik
12966144_1036929486387220_388282313_nO ex-vereador Márcio Greik, que ex-coordenou a campanha eleitoral do atual prefeito, e chegou ocupar durante os dois primeiros anos de governo a secretaria municipal de Saúde no governo Clodomir, decidiu se filiar no PSDB. Cotado para a vaga de vice de Talita, Greik fez questão de usar o microfone e durante seu pronunciamento, arrancou aplausos a citar a ‘Parábola bíblica do Filho Pródigo’, no livro de Lucas 15:11. “Um bom filho a casa torna”, lembrou Márcio.
Rabello
DSC_2753Outro ex-secretário do governo Clodomir que deixou a prefeitura para aderir à campanha de Talita, foi Rabello. O também ex-vereador usou da palavra e conclamou o povo raposense à mudar a atual triste realidade administrativa municipal. “Nossa cidade está afundada no atraso, precisamos da união do governo do Estado com a prefeitura para mudar essa realidade. E tudo isso só é possível com a vitória de Talita”, disse.
Manifestação na Vila Laci I
Partidários do prefeito Clodomir de Oliveira (PMDB), realizaram um ‘mini-manifesto’ no mínimo curioso durante o retorno do governador Flávio Dino à São Luís. Os moradores cientes que o governador estava na cidade, bloquearam a Avenida principal na frente da Vila Laci e exigiram a presença de Flávio no local. Quando Dino entao desceu do veículo, as quinze pessoas começaram a detonar o prefeito Clodomir, alegando que ele abondou as ruas da comunidade -tomada por buracos. Pediram ao governador que intervisse e executasse os serviços de competência da prefeitura.
Manifestação na Vila Laci II
Flávio Dino, por sua vez, deu mais uma demonstração de carinho e respeito pela população. Explicou que tem ajudado os municípios ao máximo, e pediu para que os moradores façam um abaixo assinado cobrando uma solução para o bairro. Dessa forma o Governo irá ajudar na execução dos serviços. Nesse episódio, fica só uma curiosidade, porque os manifestantes também não realizam um ato na frente da Prefeitura e/ou na Câmara de Vereadores???
Estancou o carro 
Irmã da também pré-candidata a prefeita Ociléia Paraíba (PRB), a professora Jackeline Caneiro, quando passava pelo local do evento, no bairro do Inhaúma,  ficou tão atenta observando em direção a parte interna da quadra do Sesc que ‘estancou’ seu veículo no meio da avenida principal.
Carismática
DSC_2343O carinho da população pela jovem Talita Laci não muda: Pelo que foi presenciado no ato do partido, a pré-candidata continua, sem dúvida nenhuma, com o título de mais carismática na política do município. Atenciosa, Talita recebeu inúmeras demonstrações de apreço no decorrer da cerimônia.
Vereador só de longe
O vereador Pierre de Oliveira (PMDB) compareceu ao evento do PCdoB, o parlamentar ficou observando da frente atentamente, mas não quis adentrar à Quadra. O peemedebista é um dos políticos raposenses que analisa muito o cenário antes de tomar uma posição.
Mentiras e invenções 
Antes do evento, assustados com a expectativa na cidade para realização do ato, os adversários do grupo Laci espalharam pelo município e nas redes sociais que a organização iria trazer pessoas em diversos ônibus  do Maiobão, em Paço do Lumiar, para lotar a Quadra. Alegavam ainda, que o Governador não participaria do ato, porque não iria se posicionar na política local. Resultado: tudo não passou de terrorismo!
Homenagem I
DSC_2940Ainda durante o evento, aconteceu a entrega de três homenagens à autoridades. O primeiro a receber foi Flávio Dino. Das mãos do morador do bairro Garrancho, seu Dodó, o governador recebeu uma placa alusiva aos serviços de recuperação do Cais. Graças a atuação do Estado, a pedido da então prefeita Talita Laci, a obra revitalizou as estruturas danificadas pelo avanço da maré nos meses de agosto e setembro, quando toda a área do Cais e do Viva, além de casas e ruas mais próximas à praia, ficaram alagadas.
Cais de Raposa
Na primeira fase das intervenções foi realizada a contenção no entorno do Cais, para evitar a erosão decorrente do avanço das marés. Na segunda etapa, foram feitos os serviços de recuperação da praça, quiosque, playground, estacionamento e do Centro de Atendimento ao Turista, além da iluminação na área. Também na segunda etapa, foram continuados os serviços de contenção da maré, com a colocação de pedras, e ainda construídos quatro espigões de pedra bruta, com extensão de 20 a 30 metros. Essas estruturas devem ajudar a evitar novos alagamentos e erosão.
Homenagem II
DSC_2994A segunda homenagem foi entregue ao presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), Artur Cabral, pela implantação da maior inovação no Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Semiurbano de Passageiros da Região Metropolitana: a Linha Expressa Metropolitana. Ele recebeu da usuária de transporte Ivete Agrela, a placa como forma de reconhecimento.
Linha Expressa
A frota composta por 12 ônibus foi entregue no inicio do mês de março pelo Governo do Estado aos moradores de Raposa, durante cerimônia realizada na Praça Maria Aragão, em São Luis, que contou com a participação de Talita Laci. A expansão do serviço integra o conjunto de intervenções do Executivo Estadual para a melhoria dos transportes intermunicipais das regiões metropolitanas do Maranhão, trabalho é coordenado pela Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB). Com a expansão, a Linha Expressa Metropolitana possuirá 35 ônibus semiurbanos climatizados. O usuário conta com ônibus climatizados, com assentos acolchoados e elevadores que garantem acessibilidade aos cadeirantes.
Homenagem III
DSC_2966Outro que foi lembrado pelos raposenses foi o secretário de Infraestrutura Clayton Noleto. A atuação do auxiliar do governador foi pela contemplação do município no programa ‘Mais Asfalto’ do governo do Estado. Uma moradora do Jussara –  um dos bairro que recebeu pavimentação asfáltica – professora Conceição, fez a entrega simbólica, visto que Clayton estava participando de outro evento na cidade de Balsas.
Mais Asfalto em Raposa
A pedido da então prefeita Talita Laci, diversas ruas da cidade foram recuperadas por meio do programa Mais Asfalto, do Governo do Estado. Quatro bairros foram beneficiados: Boa Esperança, Jardim das Oliveiras, Juçara e Vila Maresia. Esses bairros ganharam extensão de 3.750,00 m de asfalto, em uma área total de 23.959,00 m². Na Vila Maresia, a Rua dos Pargos foram 720 metros totalmente asfaltada. O asfalto também chegou na Vila Boa Esperança por três ruas: Rua Quatro Estações, Travessa Gonçalves Dias e Travessa São Pedro. No Jardim das Oliveiras foram mais quatro vias com asfalto: Rua Vereador Laci, Rua Padre Xavier, Rua São José de Ribamar e Rua São Lucas. Já no bairro do Juçara, toda a extensão da avenida principal de 885 metros recebeu asfalto.
Maior chuva do ano
Adversários do PCdoB, ficaram eufóricos de tanto alegria com o temporal que caiu na tarde de sábado durante o evento da pré-candidata Talita Laci (PCdoB). A chuva de mais de cinco horas ininterrupta começou por volta das 13h30, e só foi parar por volta das 18h. Mesmo diante da adversidade, o grupo do ex-prefeito José Laci mostrou poder de mobilização e lotou a Quadra do Sesc, no bairro do Inhaúma.
Não vai ter golpe
DSC_2864Ainda durante o discurso de Talita Laci, a comunista puxou um grito do “não vai ter golpe”, quando defendeu o mandato da presidente Dilma Rousseff. A líder do PCdoB em Raposa, disse que o partido tem posição definida e acompanhando o posicionamento de Flávio Dino, disse que ‘impeachment sem crime de responsabilidade é golpe’.
Economia 
A cor vermelha preponderante na campanha de Talita, movimenta a economia da cidade. É que os aliados da pré-candidata não abrem mão de vestir a cor do partido, e para tanto, compram roupas nas lojas locais, esgotando os estoques de vestuários vermelhos e todo comércio.
Laci presidente 
Talita deixou a direção do diretório do PCdoB em Raposa para se dedicar mais corpo-a-corpo na pré-campanha. Seu pai [Laci] assumiu a direção do partido durante o 3º Encontro Municipal. Após romper com a família Sarney, há 12 anos, essa será a primeira vez que o grupo de Laci vai disputar uma eleição municipal novamente com apoio de um governador. Nas três ultimas disputas (2004, 2008 e 2012) o governo estava do lado contrário.
Formação de coligações
DSC_2558O ex-prefeito José Laci era um dos mais empolgados no ato do PCdoB. O líder da família 65 conversou um bom tempo ‘a pé de orelha’ com o secretário de Articulação política do governo, Márcio Jerry, sobre a conjuntura da política municipal. Experiente político, Laci deve articular junto à cúpula dos Leões um grande número de partidos para formar coligações que elejam a maioria da Câmara de vereadores.
Apresentadores
Chamou atenção a empolgação dos locutores Bad Breu e Biscoito Azevedo no evento. A dupla fez um grande trabalho na apresentação do encontro.
Estrutura
Os adversários ficaram espantados com a estrutura do evento promovido pela oposição raponsense. O comentário na cidade foi geral: Em rodas de conversa, até aliados dos dois outros pré-candidatos a prefeitos reconheceram a organização da família Laci.
Cancelamento???
Por volta das 16h, quando a chuva ‘engrossou’, e percebeu-se que, de fato, impediu muita gente de sair de casa, os adversários começaram a anunciar pelas redes sociais que o evento seria cancelado e uma nova data seria remarcada. Assim que o assunto chegou ao ouvido de Talita, ela logo disparou: “Esse tipo de comentário é desespero. Se essa chuva toda fosse em um evento deles, não tenho dúvida que cancelariam, mas aqui é a família 65”, afirmou.
Diálogo nos bairros
O lançamento do ‘Diálogos pela Raposa’ é, sem duvida nenhuma,  o assunto mais falado na cidade desde a semana passada até esta  segunda-feira (04). Não se comenta mais outro assunto só o evento do PCdoB. O fato foi criado! A presença do governador não deixa qualquer dúvida do quanto a eleição na Raposa é importante para o Palácio dos Leões.
Flávio Dino
DSC_3150O discuso de Flávio Dino foi cirúrgico! Objetivo, o governador tratou de encerar qualquer tipo de comentário sobre o apoio do PCdoB à candidatura de Talita. “Em Raposa o nosso apoio é para o grupo que sempre esteve ao nosso lado”, disse Dino, se referindo a Talita.
Prefeitura e Estado, juntos!
Para o desenvolvimento de Raposa só há uma direção: Atuação conjunta do Estado e Município, sobretudo, nas ações de Educação, Saúde e Infraestrutura. É exatamente o foco do Diálogos pela Raposa, que começará a partir dos próximos dias percorrer os bairros do município. Uma equipe irá atuar durante os eventos colhendo as demandas da própria população para construção do documento que formará o plano de governo de Talita Laci.
Presenças
Entre os presentes ao evento estavam: o Secretário de Esporte Márcio Jardim; a chefe da assessoria especial do Governador, Josilene Silva Rodrigues; o secretário de Articulação Política e Comunicação Márcio Jerry; a Secretária de Juventude, Tatiane Pereira, o ex-deputado Domingos Dutra,  o prefeito de Barão de Grajaú, Gleydson Rezende, entre tantos outros.
Números oficiais
Falam em duas mil pessoas, outros em mil e quinhentas; Os mais críticos em mil, já os alucinados, alegam que na Quadra do Sesc, debaixo da chuva, só compareceram 300 pessoas. Na verdade, aproximadamente três mil pessoas passaram pelo local. As imagens não metem, confira abaixo:
DSC_3098

E finalmente
A foto abaixo retrata exatamente o que foi o Diálogo pela Raposa:
DSC_3015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz