Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Projeto de Nina Melo institui política estadual para pessoas com disfunção neurológica

                                       Projeto de Nina Melo institui política estadual para pessoas com disfunção neurológica
A deputada Nina Melo (PMDB) protocolou o Projeto de Lei nº 041/2016, que institui a política estadual de inserção de pessoas portadoras de disfunção neurológica no mercado de trabalho, no âmbito do Estado do Maranhão.
O projeto da deputada determina que o Poder Público Estadual deverá reservar percentual de vagas nos concursos públicos para as pessoas portadoras de disfunção neurológica. As empresas interessadas em contratar com o Estado do Maranhão, em quaisquer das modalidades licitatórias, além das demais exigências legais, deverão ter em seus quadros de empregados pessoas portadoras de disfunção neurológica.
Determina o projeto de Nina Melo que o Poder Público Estadual reservará, no mínimo, dois por cento das vagas de seus quadros de pessoal, destinadas a portadores de deficiência, nos termos do art. 37, VIII, da Constituição Federal, para serem preenchidas por pessoas portadoras de disfunções neurológicas.
As empresas também serão obrigadas a apresentar em seus quadros de empregados pessoas portadoras de disfunção neurológica na seguinte proporção: até 200 empregados, 2%; de 201 a 500 empregados, 3%; de 501 a 1.000 empregados, 4%; de 1.001 empregados em diante, 5%.
No caso de empresas, o quantitativo de pessoas com disfunção neurológica deverá ser mantido por todo o período de contratação e a não observância do quantitativo especificado, que será fiscalizado periodicamente, ensejará multa a ser aplicada na forma e nos valores definidos no regulamento de execução da política estadual de isenção de pessoas portadoras de disfunção neurológica no mercado de trabalho.
Seleção
O projeto prevê, ainda, que no caso do Poder Público Estadual, o processo seletivo das pessoas portadoras de disfunção neurológica far-se-á por meio de sistema diferenciado e de critérios especiais estabelecidos por equipe multiprofissional formada por servidores da Secretaria de Estado da Saúde e das instituições locais de amparo a pessoas portadoras de necessidades especiais, legalmente reconhecidas.
A avaliação da capacitação do portador de disfunção neurológica para o desempenho das atividades a serem desenvolvidas no exercício do serviço será feita pelos departamentos de recursos humanos e de saúde dos órgãos empregadores e o especialista indicado pela equipe multiprofissional.
Deputada justifica
De acordo com a deputada Nina Melo, o aumento da expectativa de vida da população e a consequente incidência de doenças crônicas que acometem a funcionalidade do indivíduo com disfunção neurológica, devem representar o eixo central para a avaliação e a inclusão de pessoas com dificuldades neurológicas no mercado de trabalho.
“Com apoio para seu desenvolvimento e a inclusão em todas as esferas da sociedade, as pessoas com disfunções neurológicas têm rompido muitas barreiras. Em todo o mundo, e também aqui no Brasil, há pessoas com disfunções neurológicas estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, escrevendo livros, se casando e até chegando à universidade”, destacou Nina.
Ela cita como um dos exemplos a iniciativa do governo do Distrito Federal, que se manifestou de maneira sensível à necessidade de inclusão social do portador da Síndrome de Down e editou a Lei nº 1.971, de 22 de junho de 1995, reservando percentual de vagas, nos concursos públicos, aos portadores da Síndrome.
“Esta medida vem ao encontro do que prescreve a Constituição Federal e os tratados internacionais que o Brasil aderiu, impondo medidas de proteção em âmbito nacional às pessoas com dificuldades neurológicas”, informa a deputada.
Ainda segundo a deputada Nina Melo, a lei de cotas precisa ser cumprida e as pessoas com deficiência intelectual têm o direito de vivenciar o trabalho como todo cidadão. “Clamo aos nobres parlamentares para que possamos aprovar a presente propositura, como forma de garantir a dignidade e a inclusão dos portadores de disfunção neurológica no mercado de trabalho, através de sua participação, tanto na iniciativa privada quanto em concursos públicos realizados no âmbito do Estado do Maranhão”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz