Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Verde participa de Encontro que visa ampliar o saneamento básico


“A cada 1 real investido em Saneamento básico, se economiza de 4 a 10 reais em saúde. Investir em saneamento básico é investir em saúde pública”. A declaração foi feita pelo deputado estadual Júnior Verde (PRB), durante a 46° Assembleia Nacional da Associação Nacional dos  Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), que teve início no dia 16 e encerra no dia 19 de maio, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina

Com o tema ‘Saneamento Básico: um direito de todos’, o encontro reúne especialistas, gestores e técnicos em palestras e painéis com foco nas ações podem contribuir para a ampliar a rede de saneamento básico em todo o país.

Júnior Verde ressaltou a importância dos investimentos no setor, como caminho para combater a pobreza e melhorar a qualidade de vida da população. “Precisamos investir em saneamento básico para gerar qualidade de vida à população maranhense, até porque saneamento básico compreende água potável, esgotamento sanitário,  resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais, serviços essenciais, mas que ainda não são garantidos para todos”, alertou o parlamentar.
Na encontro, foram apresentadas novas tecnologias e experiências, como as adotadas em Jaragua do Sul, sede do evento. Lá, 50% do esgoto é tratado, com planejamento de expansão para 86%. “A cidade é um exemplo. Também avançou de 3% para quase 30% a reciclagem do lixo, gerando renda e qualidade de vida a população”, revelou Júnior Verde.
presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, destacou o compromisso da entidade a favor do saneamento básico nos municípios brasileiros. “O saneamento básico reduz os custos da saúde pública, controla as doenças de veiculação hídrica, promove a inclusão social, preserva o meio ambiente e viabiliza a sustentabilidade. Por isso, precisamos unir esforços para que o setor seja uma prioridade permanente nas políticas públicas de nosso país”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz