Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Governo e Prefeitura debatem ações afirmativas voltadas para Igualdade Racial


O prefeito Edivaldo recebeu visita do secretário de Estado da Igualdade Racial (Seir), Gerson Pinheiro, na tarde desta sexta-feira (27), no palácio La Ravardière, para tratar de parceria na área e formalizar medidas afirmativas. O secretário pontuou a importância da ação conjunta das gestões municipal e estadual para projetos no setor. As discussões vêm ocorrendo desde o ano passado e se materializam com o projeto de municipalização desta política e a implantação dos Centros de Referência de Igualdade Racial.

Segundo o prefeito Edivaldo, o momento foi de debater o tema com o Governo e firmar a parceria que tem forte significado para a população negra e demais segmentos da política. "É importante formatarmos essa ação conjunta. As ações afirmativas precisam ser discutidas e pensadas considerando as demandas destas populações e estamos aqui estruturando um projeto amplo, que terá grande alcance social e vai garantir mais acesso do público a que se destina", enfatizou o prefeito.

Para o vice-prefeito, Julio Pinheiro, a parceria é necessária e está solidificada. "Discutimos ideias em torno de projetos em comum e o resultado desta parceria promete muitas outras iniciativas. Quem vai ganhar é a população de São Luís e do Maranhão com o fortalecimento desses laços", enfatizou Julio Pinheiro.

O secretário Gerson Pinheiro destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura na implementação de ações voltadas para a igualdade racial. "Temos nos reunido regularmente para definir um cronograma de trabalho conjunto e sobre ações afirmativas voltadas para o povo negro, em geral e que tenham relação com o movimento cultural. Avalio como um debate muito frutífero, importante e proveitoso", disse o secretário.

SISTEMA

Neste primeiro momento, segundo o titular da Seir, o Governo do Estado pretende reforçar a participação do município no Sistema Nacional de Igualdade Racial e integrar a gestão em eventos como seminários, painéis, audiências públicas. "Vamos estimular esse envolvimento por meio de uma série de políticas afirmativas em comum que serão definidas a partir de um plano de trabalho a ser elaborado em conjunto nos encontros posteriores", explicou.

O titular da Igualdade Racial pontuou ainda o amplo trabalho promovido neste segmento em todo Estado e com ações em São Luís, com foco nas áreas de grande concentração do povo negro. "Neste encontro, reforçamos a parceria com a Prefeitura, com a qual já trabalhamos há dois anos e agora, com possibilidade de avançar na organização de projetos e o prefeito já nos garantiu total atenção a esse projeto e à parceria da gestão municipal com o Governo trabalhando em prol do povo negro", disse.

Outro projeto é a implantação de estrutura da Igualdade Racial na Prefeitura. O prefeito garantiu ao titular da Seir as condições a este órgão e ao Governo caberá disponibilizar equipe técnica fortalecendo o material humano do município. A municipalização da política de Igualdade Racial e a implantação do Centro de Referência de Igualdade Racial em São Luís foram outros temas tratados na reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz