Páginas

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Secretaria Municipal da Mulher representa o Município de Parnarama em Encontro Estadual de Gestores Municipais da Política de Promoção Igualdade Racial


A secretária Municipal da Mulher, de Parnarama, Girlene Costa, representou o Município no Encontro Estadual de Gestores Municipais da Política de Promoção Igualdade Racial, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Igualdade Racial (SEIR), que aconteceu nesta quinta-feira, 16, às 13h, no Auditório Padre Antônio Vieira, no Convento das Mercês.
O objetivo do encontro foi apresentar aos gestores, como novos prefeitos, secretários de Assistência Social, da Cultura e de pastas afins com as questões da Igualdade Racial, as ações, os programas e os projetos do Governo do Estado voltados para a população negra urbana e rural do Maranhão, dentre as quais foram destacados o Programa Maranhão Quilombola, a Consolidação do Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, a Formação de Gestores Públicos Municipais em Educação Étnico Racial e Saúde da População Negra, bem como a formação continuada de professores para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas de Ensino Médio, conforme prega a lei 10.639/2003, dentre outras.
De acordo com Girlene Costa, os encontros promovidos pelo Governo do Estado têm um grande significado, ao passo que servem de aporte para as ações que estão sendo e que serão desenvolvidas em Parnarama. A exemplo do Encontro de Política de Promoção Igualdade Racial, a secretária ressaltou a importância de todas as informações e orientações recebidas que serão repassadas à sua equipe. “Esse encontro nos esclareceu questões muito importantes sobre diversos temas, a exemplo de como que esse trabalho deve ser feito com as pessoas que atuam no cadastramento das famílias, e, a partir daqui poderemos oferecer um ótimo suporte com relação ao cadastramento das famílias, que é feito somente a partir da autodeclaração”, explica a secretária.
Girlene Costa ressaltou ainda sobre a importância do encontro ao discutir temas que visam o combate e também a superação das desigualdades raciais. “É sem dúvida, necessário e interessante a participação dos gestores municipais, e eu destaco o trabalho que  Parnarama já vem realizando nesse sentido, como falar sobre o tema, desenvolver e implantar as políticas públicas voltadas para o combate à igualdade racial. O nosso trabalho em Parnarama tem sim o compromisso em desenvolver todas as ações voltadas para o combate às desigualdades, aqui, especificamente, a racial. Parnarama possui um contingente significativo de comunidades quilombolas, pessoas de matriz africana, negras, e esse encontro nos passou todas as informações sobre como tudo deve ser feito e também como devemos sensibilizar o público”, afirmou Girlene Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz