Páginas

segunda-feira, 27 de março de 2017

Prefeito Edivaldo participa de inauguração do Cais de São José de Ribamar


O prefeito Edivaldo participou da solenidade de entrega do Cais de São José de Ribamar, na tarde desta sexta-feira (24). O local foi totalmente revitalizado pelo Governo do Estado, em parceria com aquele município e ganhou uma série de equipamentos para o lazer, além de mega estrutura que conta com áreas de passeio e convivência. O espaço foi inaugurado oficialmente pelo governador Flávio Dino, acompanhado do prefeito de Ribamar, Luís Fernando Silva e dos prefeitos de São Luís, Paço do Lumiar e Raposa, demais cidades que integram a Região Metropolitana.
Uma celebração ecumênica deu início à solenidade com momento de oração, ministrado pelo pastor Mário Porto e, em seguida, padre Cláudio Cesar. Em sua fala, o governador Flávio Dino avaliou o impacto positivo do projeto para a economia, cultura e turismo da cidade. "Ressalto a grandiosidade dessa obra que destaca a beleza das obras divinas e reforça todo o potencial desse espaço para o lazer e turismo e de forte impacto econômico e social. Este espaço simboliza todo esse potencial e será local de entretenimento, cultura, turismo e no desenvolvimento do comércio nesta região", ressaltou o governador.
Para o prefeito Edivaldo, a entrega desta obra representa um avanço na política de turismo com alcance para os quatro municípios da Região Metropolitana. "Uma obra, que, com toda a certeza, vai impactar no turismo da capital e consolida o projeto de atuação parceira entre o Governo do Estado e os municípios", destacou.
O prefeito de Ribamar, Luís Fernando, pontuou que a presença do governador na cidade representa importantes realizações para a população ribamarense. "Agradeço ao governo pela atenção e dedicação com o nosso município e daremos o devido tratamento a esse novo cartão postal dá nossa cidade e do Maranhão", enfatizou.
O presidente da Empresa Maranhense de Administração e Portuária (Emap), Ted Lago, destacou o compromisso para execução da obra. "Foi um trabalho que nos causou grande preocupação, pois estava há mais de 10 anos abandonada. Com este amplo projeto concluído, nos alegra poder agora entregar à população de Ribamar uma obra de grande significado", destacou.
As autoridades descerraram a placa comemorativa marcando a inauguração oficial do cais e fizeram passeio no local. A requalificação do Cais de Ribamar foi iniciada ano passado, tendo como foco a garantia de segurança e lazer para a população de São José de Ribamar. A obra impulsionou o setor da construção e serviços no município com a geração de 90 empregos diretos e indiretos.
ESTRUTURA
A estrutura do cais possui 4.600 m² de área construída que conta com uma ponte e píer adequados às embarcações que utilizam o local. Foram promovidas ainda melhorias na área do entorno, com instalação de um novo sistema de iluminação com lâmpadas de led e instalação de projetores, pavimentação de ruas e recuperação estrutural de áreas de uso comum da população.
O projeto do cais contemplou ainda a construção de uma área de passeio público com praça, arborização, ciclovias, dois gazebos no píer - que funcionam como pequenos mirantes -, dois quiosques, banheiros com acessibilidade, pavimento tátil para auxiliar a locomoção de pessoas com deficiência visual, implantação de rota acessível com sinalização entre a entrada do parque e o cais, demarcação de espaços para pessoas com deficiência e idosos e rampas de acesso para cadeirantes, além de academia ao ar livre.
Para garantir a segurança do público frequentador do espaço, foi instalado um posto policial e uma estação de tratamento de esgoto com drenagem pluvial. O objetivo é atender as pequenas embarcações da região e ao mesmo tempo fomentar o turismo local. O evento contou ainda com programação cultural que teve apresentação de grupo de tambor de crioula, cantor da cidade e show de Flávia Bitencourt.
Acompanharam a inauguração o vice-governador, Carlos Brandão; os secretários municipais Socorro Araújo (Turismo), Andreia Lauande (Criança e Assistência Social) e Júlio César (Desenvolvimento Metropolitano); secretário estadual de Cultura e Turismo, Diego Galdino; demais secretários de Estado e autoridades políticas do município, deputados estaduais e federais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz