Páginas

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Paço realiza a X Conferência Municipal de Saúde


Para avaliar e propor diretrizes para a implementação de políticas de Saúde no município, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizará nesta sexta-feira, 18, a X Conferência Municipal de Saúde de Paço do Lumiar. O encontro será no Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), na Avenida 14 do Maiobão. A abertura será às 8h30 (veja a programação no final do texto).

A secretária de Saúde de Paço do Lumiar, Sílvia Amorim, explica que a conferência municipal é um fórum de debates sobre saúde, aberto a todos os segmentos da sociedade e terá objetivos definidos. “Vamos avaliar as ações e serviços de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde do Município de Paco do Lumiar. Também avaliaremos o encaminhamento das diretrizes do SUS, como universalidade, equidade, integralidade, descentralização, hierarquização, acessibilidade e controle social. E, por último, serão definidas propostas a serem encaminhadas ao Plano Plurianual - PPA/2018-2021 e ao Plano Municipal de Saúde”, detalhou a secretária de Saúde de Paço.

Para ampliar a discussão sobre as propostas dos usuários em relação às melhorias no atendimento à saúde da população, foram realizados 16 fóruns em áreas de abrangência de cada Unidade Básica de Saúde de Paço do Lumiar. Organizados pelas equipes de atuação nas unidades, os fóruns estimularam a participação popular e levantaram dados primários e problemas de saúde da população, que serão discutidos e avaliados durante a conferência.

Programação

7h30 às 8h30 – Credenciamento
8h30 às 9h – Mesa de abertura e Apresentação Cultural
9h às 9h50 - “Qualidade da Atenção à Saúde e a continuidade do cuidado: elementos centrais na garantia do direito à saúde dos usuários”.
Conferencista: Prof. Dr. Marcos Antônio Barbosa Pacheco
Debate: 10 minutos
10h às 10h50 - “Metropolização: o papel da cidade na saúde, qualidade de vida e o bem-estar de indivíduos e populações”.
Conferencista: Pedro Lucas Fernandes
Debate: 10 minutos

11h05 às 11h55 - “Atenção básica como um ponto da rede integrado com as ações de vigilância em saúde, na Promoção, Prevenção e Integração”.
Conferencista: Maria das Graças Lírio Leite
Debate: 10 minutos

14h às 14h50 - “Controle Social: Participação e Cidadania”.
Conferencista: Antônio Pereira Silva
Debate 10 minutos
15h às 15h50 - Trabalho em grupo:
EIXO 1- Vigilância em Saúde
EIXO2- Controle Social
EIXO3- Metropolização x Territorialização
16h às 17h - Apresentação das propostas dos Grupos de Trabalho
17h30 - Eleição das entidades para indicar membros para a Conferência Estadual de Vigilância em Saúde

18h - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz