Páginas

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Parceria entre Embrapa, governo da Nova Zelândia e Prefeitura Municipal fortalece a agricultura familiar no município de Igarapé do Meio.


A Embrapa em parceria com o Governo da Nova Zelândia iniciou um projeto para melhoria na qualidade do plantio de arroz no Maranhão.
Igarapé do Meio foi um dos três municípios no Maranhão a ser beneficiado com esta parceria, 2 hectares de arroz  foram plantados na área de assentamento - Vila Diamante. O inicio do plantio de arroz, com orientação dos profissionais da Embrapa, ocorreu nesta  quarta feira (17-01).

As áreas do plantio foram cedidas pelos colaboradores e parceiros da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, Sr. Simião Maranhão, técnico agrícola e engenheiro agrônomo, que cedeu 01 hectare de terras para o plantio e o outro hectare foi cedido pelo Sr. Pedro Denboski, "Pedrinho"  agrônomo.

As primeiras ações já haviam acontecido em dezembro, com a análise e escolha das áreas por parte da Embrapa e deste então, a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar de Igarapé do Meio vem dando todo o suporte às ações adotadas pelos profissionais.

o plantio de arroz no assentamento do MST na Vila Diamante beneficiará cerca de 130 famílias que estão recebendo capacitação para melhoria das técnicas para o cultivo de arroz em terras altas.

O principal objetivo desta parceria, é proporcionar o aumento da produtividade de grãos e melhorar a qualidade do arroz produzido pelos agricultores familiares no município.

Em entrevista o Sr. Guilherme Abreu, pesquisador da Embrapa, informou que esse projeto visa mostrar o manejo adequado de arroz de terras altas para os produtores da região, tanto para obterem grãos de qualidade quato sementes de qualidade e que em média de 100 a 110 dias este arroz que esta sendo plantado vai estar pronto para a colheita. E o segundo passo  será mostrar para os produtores como proceder para fazer um armazenamento correto dessas sementes que forem colhidas e utilizar as mesmas para serem distribuídas para os agricultores da região para que sejam utilizadas nos próximos plantios.

O Prefeito Almeida Sousa juntamente com o Secretário municipal de Agricultura Familiar Pedro Igor Frazão, desde o início da atual gestão vêm dando total suporte, apoio e incentivo ao agricultor familiar do município de Igarapé do Meio. Realizando visitas de campo para ver de perto a necessidade do produtor e a partir das visitas uma série de trabalhos estão sendo desenvolvidos junto agricultor familiar do município de Igarapé do Meio como: Cadastramento das famílias, distribuição de grãos, disponibilização de máquinas para preparação do solo para o plantio, acompanhamento na colheita, além de comprar a produção dos Agricultores para a merenda escolar oferecida nas escolas do município .

O prefeito Almeida Sousa fez questão de acompanhar pessoalmente  toda ação do plantio de arroz e em entrevista disse estar muito satisfeito pela ação desenvolvida pela Embrapa e que o município de Igarapé do Meio foi privilegiado pela oportunidade de aprendizado e melhoria das técnicas de plantio de arroz em terras altas.

Igarapé do Meio foi selecionado para ser uma unidade demonstrativa onde os Agricultores Familiares terão acesso a valiosas informações  sobre as principais  inovações tecnológicas relacionadas à cultura do arroz de terras altas, como as novas cultivares,  sendo assim, próximo da colheita desta safra, com data ainda a ser marcada, virão alguns especialistas  da Embrapa Arroz, Feijão de Goiânia(GO) para dar cursos a respeito do manejo adequado tanto de adubação quanto controle de ervas daninhas, pragas e doenças, visando obter um grão e uma semente de qualidade que beneficie diretamente os agricultores e consequentemente o município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz